Re: [obm-l] curvas elipticas e formas modulares

> ae, alguem sabe como se relacionam as equações elipticas com as formas
> modulares? a proposito, alguem pode me definir nao abstratamente formas
> modulares?  segundo Eichler elas estão entre as 5 operações basicas da
> matematica...
> falou
> Henrique

Bom Henrique, eu acho que nao entendi muito bem, mas acho que voce procura
saber algo como o modulo da equacao x²/25 + y²/9 = 1 eh representado num
grafico, certo?
Se for, lembramos que a equacao de elipses e de circunferencias nao sao
funcoes, sao equacoes, mas nao funcoes, pois para serem funcoes elas devem
ter apenas um y p/ cada x, compreende? p/ ser funcao nao posso ter algo como:
f(x) e ter f(1) = 1 e ao mesmo tempo f(1) = -1, como acontece nas equacoes das
elipses.
Entao para fazer o modulo duma equacao de elipse, eu acho que voce deveria
isolar uma das variaveis, obter as 2 funcoes que compoe a equacao, e aplicar
o modulo em cada uma delas. Aih entao eh que voce pode analizar alguma coisa.
Como as elipses sao simetricas em relacao ao qualquer um dos 2 eixos
principais dela, a analize da primeira funcao serah igual ao da segunda, entao
voce soh precisa analizar uma delas.

Acho que era isso, se nao for, estou aqui ainda :)
[]'s
--
Marcelo R Leitner <mrl@netbank.com.br>