Re: Desculpe

On Tue, 7 Nov 2000, Ralph Costa Teixeira wrote:

> 	GRRRRRR.... :)
>
> 	Brincadeira... Para falar a verdade, eu até achei que tinha escrito
> errado e já estava preparando um `erratum' (é assim mesmo o singular?
> Aliás, faz sentido o singular?) quando eu vi esta última mensagem. Eu
> vivo escrevendo "associativo" quando eu quero escrever "distributivo" e
> vice-versa, e achei que era um desses casos... Mas relendo a minha
> mensagem vi que evitei os termos escrevendo direto a propriedade
> (a+b)xc= axc + bxc... He-he... :)
>
> 	Abraço,
> 		Ralph

Bom, legal. Mas para trazer um pouco de matemática ao assunto a propriedade
correta e de certa forma correspondente à associatividade para o produto
vetorial é

(u x v) x w + (v x w) x u + (w x u) x v = 0

para quaisquer vetores u, v e w (x representa, claro, o produto vetorial).
Esta identidade é conhecida como identidade de Jacobi.

[]s, N.