Re: OBM 1 Fase.

    Realmente, e aproveitando o fato da comparação 1ª X 2ª fases, o que
quero ressaltar é com relação às questões de plana: nos últimos 3 anos, as
questões de plana da segunda e terceira fases têm sido relativamente fáceis
( espero que continuem nesse nível esse ano!:)); citando meu exemplo mais
uma vez, também no processo de preparação para esse ano, resolvi uma grande
quantidade de questões de plana, incluindo uma da IMO do ano passado, todas
do livro Olímpiadas Brasileiras de Matemática, 1ª a 8ª , do Élio Mega; a
maioria das que estavam nas Eureka!s, incluindo a das provas de 98 a 00.
Inclusive, aquela do trapézio ,do ano passado, estava num nível mais baixo
que as desta 1ª fase , pelo menos pra mim...
   O que quero dizer, é que, pra mim, as questões de raciocínio/criatividade
estavam legais, mas , de fato, o "conjunto" estava pesado, e , em relação
mais uma vez com a prova do ano passado, cujas questões de plana eram
extremamente simples e necessitavam apenas uma dose de criatividade, tipo
aquelas das circunferências, ou do número de  retângulos que se poderia
formar com A e B sendo vértices (17, nível 2 e 3, eu acho), ou a 21 nível 3(
que bastava decompor o hexágono regular em seis triângulos equiláteros),
enfim, estava muito bem preparado para qualquer tipo de questão de pana e,
mesmo assim, fui, de certa forma, surpreendido pelos tipos de questões.
   Lembro que eu tava até comentando com uns amigos, dizendo que as provas
da 2ª fase são mais fáceis que a da primeira, e acho que muita gente
compartilha da mesma opinião, mas como chegar na 3ª sem passar pela 1ª? Aí é
difícil :)