Re: [obm-l] Algumas da Iberoamericana.SEGUNDO PROBLEMA PARA A LISTA

At 17:07 30/04/02 -0300, you wrote:
> [...]
>um deles traça uma corda ligando dois dos pontos dados que nao tenham sido
>ligados entre si antes.O jogo acaba quandoos 98 pontos forem usados como
>extremos de segmentos pelo menos 1 vez.Quem fizer o ultimo traço ganha.Defina
>uma estrategia vencedora se ela existir.
>2.B e um inteiro maior que 10 que so tem 1,3,7,9 como digitos decimais.Prove
>que B tem um fator primo maior que 11.(o que consegui chegar foi nisso:se
>p>11 acarretasse B/p nao inteiro,entao os unicos fatores primos de B sao
>3 e 7.Oras,5 nao pode,ja que 5*K==0 ou 5(mod 10).E 2 tambem nao,ja que

Já resolvi este problema uma vez (faz tempo) e, pelo que me lembro, vc
supoe que os unicos primos que dividem B são 3 e 7, logo B=3^a 7^b. Aí
(tomara que seja isso mesmo) vc prova que todo numero
da forma 3^a 7^b e maior que 10 tem o digito das dezenas par!

Bruno Leite
http://www.ime.usp.br/~brleite