[obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] prova de uma afirmação

-----Original Message-----
From: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br] On Behalf Of Domingos Jr.
Sent:
Sunday, February 02, 2003 3:07 AM
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] prova de uma afirmação

acho que sem a hipótese de f diferenciável realmente isso não é verdadeiro...

dê uma olhada nessas funções que, apesar de serem contínuas, devem conter um intervalo fechado em que o valor de um extremo é maior que o outro e no entanto elas não possuem nenhum intervalo estritamente crescente ou decrescente (é um palpite, não estudei essas funções a fundo):

assumindo f diferenciável, seja f' sua derivada tb contínua no intervalo [a, b]

se f'(x) > 0 para algum valor de x em [a, b] na região em torno a x as derivadas também são maiores que 0 pois f' é contínua, logo existe um intervalo em [a, b] em que f é estritamente crescente.

para suponha que f'(x) <= 0 para todo x em [a, b], temos que f(b) <= f(a), que não pode ocorrer.

acho que é só, às 2 da manhã é só o que eu consigo pensar :-)

De fato, se assumirmos diferenciabilidade e que f’ é postiva em algum ponto de [a, b], então a firmação torna-se verdadeira. Na realidade, não precisamos assumior diferenciabilidade em todo [a, b], basta assumir que f‘ seja conntínua e positiva em algum c em [a, b] e que exista numa vizinhança de c.  Mas da forma como a firmação foi apresentada, creio que é falsa. Acho que existe uma destas funções patológicas que servem como contra exemplo.

Obrigado

Artur