[obm-l] Re: [obm-l] Sequências

Ola Igor e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Sim, existe. Tomando quaisquer tres termos consecutivos ( digamos :
Ai-1, Ai e Ai+1 ) pode-se verificar que :

Ai+1 - 2*Ai + Ai-1 = 2  => (Ai+1 - Ai) - (Ai - Ai-1) = 2

Isto prova que estamos diante de uma PA2, vale dizer, diante de uma
Progressao Aritmetica de 2 ordem. A soma dos N primeiros termos de uma
sequencia deste tipo e o "produto escalar"  :

Sn = < A1,A2-A1,A3-2*A2+A3 >.< BI(N,1),BI(N,2),BI(N,3) >

Onde BI(N,P) e o NUMERO BINOMIAL de numerador N e denominador P. Nesta
expressao devemos impor que BI(N,P) = 0 se N < P. Por oportuno, e digno de
nota que o termo geral tambem admite uma expressao sintetica e economica,
nestes termos :

An = < A1,A2-A1,A3-2*A2+A3 >.< BI(N-1,0),BI(N-1,1),BI(N-1,2) >

Nao e dificil provar estas expressoes, que ficam como exercicio pra voce.
Entretanto, o ganho real aqui nao se resume a elas, que a principio sao
apenas uma forma inteligente de expressar uma necessidade computacional,
mas, sobretudo, a possibilidade que assim se abre  de olharmos estas
sequencias como irmanadas em nivel mais profundo ...

Com efeito, dado que tanto "An" quanto "Sn" podem ser expressas como um
produto, tal como apresentamos acima, entao o que diferencia uma sequencia
da outra e propriamente o vetor :

C = < A1,A2-A1,A3-2*A2+A3 >

Este VETOR CARACTERISTICO e portanto, a priori, o responsavel pelas
diferencas que existam. Enatural sentirmos que ele pode nos falar mais ...

Seja Ai, A2, A3, ... uma PA2 e para cada N natural formemos o produto
( agora vetorial ) :

Vn = < A1,A2-A1,A3-2*A2+A3 > X < BI(N,1),BI(N,2),BI(N,3) >

Isto gera uma sequencia de vetores ( aqui em R^3 ). Voce consegue descobrir
alguma propriedade da sequencia que esteja relacionada a
esta sequencia de vetores ?

Um Abraco
Paulo Santa Rita
1,1306,130403