[obm-l] En: questões mal formuladas

Vou tomar a liberdade de repassar uma mensagem particular que mostra que o problema dos enunciados mal formulados eh antigo. E olha que nao eh nenhum MDC.
Observo que, embora nao seja cego, a escrita em Braile eh formada por pontos em relevo.

Em Tue, 22 Apr 2003 14:36:30 -0300, Jose Francisco Guimaraes Costa <jfgcosta@unisys.com.br> disse:

Morgado,

Ainda bem que já lá se foi meu tempo de vestibular.

No caso abaixo, só masoquismo explica o uso do termo "destacar" por quem propos o problema. O próprio Aurélio admite as duas interpretações: "ser diferente de", quando a resposta seria 62, e "estar em relevo", quando a resposta seria 63. Na realidade é "evidente" que o objetivo é o segundo, já que se não existe nenhum ponto em alto relevo, o cego não vai conseguir saber que existe um caracter ali. Mas o pobre do vestibulando fica na maior m***** tentando descobrir qual deve ser a interpretação de "destacar", e não consegue fazer mais nada.

No _meu_ tempo de vestibular eu tive um problema desses. Quando fui fazer os vestibulares da PUC e da Escola Nacional de Engenharia eu já sabia que havia sido aprovado na escola que eu realmente queria cursar. Fiz ambos por pura pressão doméstica. Com a cuca o mais leve possivel, ia fazer as provas de calção por baixo da roupa, para poder ir para a praia direto depois da prova. Na primeira prova da PUC, numa questão envolvendo elipse, os dados eram incompatíveis. Eu vi logo que eram, chamei o fiscal e mostrei o problema. Recebi como resposta algo do tipo "meu filho, os dados estão certos; não fique nervoso, pule a questão, e se der tempo, no fim volte a ela". Uns quinze minutos depois veio o aviso: "na questão número x, onde está y leia-se z". Em seguida veio o fiscal me perguntar como é que eu havia tido cabeça para ver que o problema era impossivel. Tenho certeza que muita gente se enterrou no vestibular naquela questão.

É apavorante o número de questões mal formuladas, com sentidos múltiplos, que vejo circular por este forum.

Aplica-se aqui um dos dois principais lemas dos engenheiros: KISS (Keep It Simple, Stupid). O outro é "if it ain't broke, don't fix it".

JF

----- Original Message -----
From: "Augusto Cesar de Oliveira Morgado" <morgado@centroin.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Tuesday, April 22, 2003 5:30 AM
Subject: Re: [obm-l] Análise Combinatória

2) Essa caiu em vestibular em Sao Paulo e deu um rolo...
Voce tem que escolher o subconjunto dos simbolos a destacar, o que voce pode fazer de 2^6 = 64 modos. Nao vale o vazio (pelo menos um deve se destacar) e a resposta (oficial) eh 63.
 Muitos professores reclamaram do gabarito oficial alegando que se todos se destacam, ninguem se destaca. Para eles a resposta era 62.

 Em Mon, 21 Apr 2003 22:54:56 EDT, SiarJoes@aol.com disse:

A escrita em Braile é um sistema de símbolos em que cada um dos
caracteres é formado por uma matriz de seis pondos, dos quais pelo menos um se destaca .Assim:
        A            B

Qual o número máximo de caracteres distintos que podem ser representados nesse sitema?
obrigado
Junior