RE: [obm-l] integral de 1/x

Na realidade, isto depende de como definamos a funcao logaritmica natural.
Usualmente, define-se a mesma como a inversa da funcao exponencial de base
e, ou seja, ln eh a funcao tal que ln(e^x) = x para x em R (estou me
restringindo à reta real). Como a funcao exponencial eh estritamente
crescente em R, a funcao ln entao existe e eh estritamente crescente para
x>0 (que eh o conjunton imagem da exponencial). E como a exponencial eh
diferenciavel em R e nunca se anula, segue-se que ln eh diferenciavel para
x>0 e que podemos aplicar aquele teorema da derivada da funcao inversa.
Logo, para x>0 temos que (lnx)' = 1/(e)'(lnx) = 1/e^lnx = 1/x. Agora, vemos
que 1/x eh continua para x=/= 0, logo integravel em qualquer intervalo
fechado que nao contenha o zero. Como ln(1) = e^0 = 1, temos pelo T.
Fundamental do Calculo Integral que lnx = Integral (1 a x) 1/t dt. Em termos
de integral indefinida, temos que entao que ln eh uma das integrais
indefinidas de 1/x. (pois para todo C, ln + C , C constante, tambem o eh).
Se considerarmos valores negativos para 1/x, podemos de fato dizer que ln|x|
e uma primitiva de 1/x, conforme o colega mostrou.
A questao relativa a area entre a curva 1/x e o eixo do x, x>0, eh
consequencia de que lnx = Integral (1 a x) 1/t dt.
Alguns autores definem ln diretamente pela integral, isto eh,  lnx =
Integral (1 a x) 1/t dt por definicao. Neste caso, a conclusao eh imediata.
Mas usualmente define-se o logaritmo neperiano como a inversa da funcao
exponencial de base e.
Um abraco
Artur

winmail.dat