Re: [obm-l] Cavalos de xadrez

 --- Fábio Dias Moreira
<fabio.dias.moreira@terra.com.br> escreveu: >

> um
> outro?
>
> Pinte o tablueiro de preto e branco e coloque um
> cavalo em uma casa branca.
> Qual a cor das casas que ele ameaça?
>
> Isso acha uma cota inferior para o resultado. Por
> outro lado, em uma
> configuração maximal, quadrados vazios são atacados
> pelo maior número
> possível de cavalos (isso é óbvio?). Logo, como a
> configuração gerada pela
> idéia acima atende a isso, também é cota superior.
>
> []s,

Ai teriamos sempre N*M/2 cavalos, certo?

E em um tabuleiro 2x3 como ficaria?
Se eu fizer pintando de preto e branco e colocando
cavalos nas casas brancas, por exemplo, eu colocaria
apenas 3 cavalos, mas na verdade cabem 4.

Já em um tabuleiro 1xM, cabem M cavalos!
talvez exista um grupo de casos especiais, vou pensar
aqui

[]'s,
Helder Toshiro Suzuki

Yahoo! Mail
O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/