Re: [obm-l] Geometria Plana

Querido Marcos Paulo,

      N  não pode ser ortocentro do triângulo AMB, pois que: N é o encontro

  de  AY  e  BZ, AY não é perpendicular a BM e BZ não é perpendicular a AM,

  logo N não é ortocentro. O triângulo AMB é reto em M.

      Desenhe  um segmento, chame-o AB, A à esquerda. O ângulo XAY é móvel,

  isto é, como um farol gira no ponto A, o mesmo para o ângulo ZBT, em B. E

  Ainda, estes dois ângulos têm a mesma medida alfa.

      Assim,  N  e  M  percorrem arco-capaz de 90 sobre AB, pois que, N é a

  intersecção  das  perpendiculares  AY  e  BZ,  e,  M  é  a interseção das

  perpendiculares AX e BT, o que responde 1.

      Assim,  NM  é  constante,  pois que é corda correspondente a  arco de

  medida  2*alfa,  no  círculo em que o segmento dado AB é diâmetro. Ora, o

  quadrilátero NQMP é inscritível, pois que QNP = PMT = 90. Logo, PT também

  é constante, pois é diâmetro deste círculo, no qual NPM é 90+alfa e NTM é

  90-alfa, o que responde o item 2.

        Há  outra  forma  de provar que NPM é 90+alfa e NTM é 90-alfa, pois

  que,  são semi-soma e semidiferença, respectivamente, de arcos no círculo

  com diâmetro é AB.

        Porém,  o  item 3, não consegui. Ele é função de alfa, acredito. Um

  forte abraço, João Carlos.

                      "Marcos Paulo"
                      <mparaujo@ajato.com.br        Para:     <obm-l@mat.puc-rio.br>
                      >                             cc:
                      Enviado Por:                  Assunto:  Re: [obm-l] Geometria Plana
                      owner-obm-l@sucuri.mat
                      .puc-rio.br

                      30/04/2003 11:18
                      Favor responder a
                      obm-l

Se eu entendi corretamente a figura N é o ortocentro do triângulo AMB e
portanto MN é perpendicular a AB.
[]'s MP