Re: [obm-l] Probabilidades!

On Tue, May 06, 2003 at 03:31:02PM -0400, JoaoCarlos_Junior@net.ms.gov.br wrote:

> Querido Helder Suzuki,
>
>         Há  grandes  chances  de meus escritos abaixo se tratarem de enorme
>   besteira. Mas, vamos lá, estamos aqui para "sofrermos" correções mesmo, o
>   que é sempre positivo, então:
>
>   Questão 1 (essa eu achei em um problema de olimpíada de informática):
>
>         Em  um  show  de  auditório, o participante pode escolher uma porta
>   fechada  entre  as (m+n) portas fechadas, onde 1<=m portas contém um cara
>   vestido  de monstro e 1<=n portas contém um carro. O participante escolhe
>   uma porta, e pra dar mais audiência o apresentador abre 0<=k<m portas que
> [...]

É na Eureka #1. O artigo está também na minha home page.
Nenhum dos problemas tratados no artigo é propriamente de minha autoria
e dos quatro este é provavelmente o mais discutido.
É também forte candidato ao problema trivial sobre o qual pessoas
que deveriam saber do que estavam falando falaram mais besteira.

No problema há três portas, um carro e dois bodes atrás das portas.
O convidado escolhe uma porta, o apresentador abre uma das outras duas
sempre mostrando um bode, o convidado troca de porta. Qual o probabilidade
de ele ganhar o carro?

[]s, N.