[obm-l] Re:[obm-l] Dúvida]

>    Caros amigos alguém pode me ajudar nesta questão:
>    Prove que o conjunto dos valores de aderência da sequência  x_n = cos
> (n)  é um intervalo fechado [-1,1].
>    Desde já agradeço.
>
>    Davidson Estanislau

Na realidade, isto e valido para qualquer funcao continua e periodica em R
cujo periodo minimo seja irracional. Isto eh, suponhamos que f seja continua e
periodica em R e que seu periodo minimo p seja irracional. Se m e M sao os
valore minimo e maximo que f assume em [0, p], entao o conjunto dos pontos de
aderencia (que sao limites subsequenciais) da sequencia (f(n)), n=1, 2.... eh
o intervalo [m , M].  A demonstracao disso decorre do Teorema da Aproximacao
de Kronecker.

Como o periodo minimo de (cos (n)) eh 2pi, irracional, a conclusao se aplica.
Observemos que se o periodo minimo de f for racional, entao a conclusao nao eh
valida. Basta considerar a sequencia (cos (2pi n).)
Artur