Re: [obm-l] Gaussian White Noise

On Thu, May 15, 2003 at 07:24:05PM -0300, Marcus Alexandre Nunes wrote:
> Eu andei pensando. Se o Gaussian White Noise (GWN) é um processo aleatório no
> intervalo (0,1), eu posso gerar um no Excel com a função ALEATÓRIO(), não
> posso? Será que este meu conjunto de números terá as mesmas propriedades de
> um gerado por um programa mais "profissional"?

Gerar bits verdadeiramente aleatórios é impossível com um hardware
determinístico como o de um computador comum. O que estes programas
geram são bits pseudo-aleatórios: eles não são aleatórios coisa nenhuma,
dependem de forma perfeitamente determinística do estado da sua máquina.
Mas ou por dependerem de váriáveis que não devem ter nada a ver com o seu
problema (o tempo entre um botão e outro ser apertado no teclado)
ou simplesmente por terem um padrão complicado demais são substitutos
aceitáveis para bits verdadeiramente aleatórios em muitos contextos.

Gerar bons bits pseudo aleatórios é um problema não trivial.
Veja o livro do Knuth, The Art of Computer Programming,
para uma discussão (bem longa) do assunto. Ele ilustra com
um programa complicadíssimo que ele próprio escreveu com esta finalidade
(antes de ter pensado mais e estudado mais o assunto) e que produzia
uma seqüência periódica de bits com período < 20.
Muitos softwares comerciais geram bits pseudo-aleatórios
de péssima qualidade e eu não confiaria muito no Excel.

[]s, N.