Re: [obm-l] Gaussian White Noise

On Thu, May 15, 2003 at 07:24:05PM -0300, Marcus Alexandre Nunes wrote:
> Eu andei pensando. Se o Gaussian White Noise (GWN) é um processo aleatório no
> intervalo (0,1), eu posso gerar um no Excel com a função ALEATÓRIO(), não
> posso? Será que este meu conjunto de números terá as mesmas propriedades de
> um gerado por um programa mais "profissional"?

Depois de escrever a primeira mensagem resolvi procurar por 'random bits'
no google. Tem um monte de coisa lá que não tem nada a ver mas há páginas
que oferecem bits verdadeiramente aleatórios (obtidos por decaimento
radioativo) e, talvez mais interessante, há vários artigos bem técnicos
sobre como gerar bits pseudoaleatórios de boa qualidade, demonstrando
que o assunto ainda é tema de pesquisa ativa. Em
http://www.fourmilab.ch/random/
há um programa que (pelo menos supostamente) estuda a qualidade
de uma seqüência de bits pseudoaleatórios. Acho que também vale a pena
dar uma olhada em como programas que levam a sério o problema de gerar
bits pseudoaleatórios, como o gpg, demoram muito mais do que você esperaria...

[]s, N.