=?iso-8859-1?q?Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Gaussian_White_Noise;_n=FAmeros_[pseud o-]aleat=F3=

rios?=

J=E1 que a conversa se alonga, talvez seja melhor esclarecer o meu coment=
=E1rio inicial. O Excel gera n=FAmeros pseudoaleat=F3rios por programas e=
quivalentes aos usados comumente pelos estat=EDsticos, como o SPSS, SAS, =
Statgraph.
Quando se falou em profissional, pensei nos tres exemplos acima. A conver=
sa saiu do n=EDvel profissional para o n=EDvel especializado.
[]s
Morgado

Em Fri, 16 May 2003 17:50:32 -0300, Marcus Alexandre Nunes <marcus_math@y=
ahoo.com.br> disse:

> Qualquer sequ=EAncia que se baseie em decaimento radioativo segue equa=E7=
=F5es muito bem determinadas. Logo, de per si, n=E3o pode ser aleat=F3ria=
.
>=20
> Existe um matem=E1tico da Universidade de Kyoto especializado no assunt=
o, com quem me correspondi h=E1 algum tempo, quer diz - e comprova - que =
desenvolveu um algoritmo 'muito bom' (ele define o que =E9 'muito bom') e=
 r=E1pido (idem). Se houver interesse, posso tentar descobrir o endere=E7=
o dele.
>=20
> JF
>=20
> Legal Jos=E9 Francisco. Eu fiquei muito interessado neste algoritmo. Tu=
 poderias consegui-lo pra mim (se n=E3o for abusar muito, o programa em F=
ortran poderia vir tb? :-) )?
> [...]

> que o assunto ainda =E9 tema de pesquisa ativa. Em=20
> http://www.fourmilab.ch/random/
> h=E1 um programa que (pelo menos supostamente) estuda a qualidade
> de uma seq=FC=EAncia de bits pseudoaleat=F3rios. Acho que tamb=E9m vale=
 a pena
> dar uma olhada em como programas que levam a s=E9rio o problema de gera=
> bits pseudoaleat=F3rios, como o gpg, demoram muito mais do que voc=EA e=
speraria...
>=20
> Nicolau, eu fui no endere=E7o q tu colocaste no e-mail e baixei o arqui=
vo zip q tinha na p=E1gina. Agora vou baixar um compilador C qdo chegar e=
m casa e depois mando as novidades.