Re: [obm-l] Combinatória

Em Sat, 17 May 2003 13:07:23 -0300, fnicks <fnicks@uol.com.br> disse:

> Olá  pessoal,
>
> Alguém  pode  me  ajudar  no problema  abaixo  ?
>
> Seis  turmas  farão  uma  excursão  e podem  escolher
> dentre  quatro  lugares
> para  visitar.De  quantos  modos  distintos  estas  turmas  podem  fazer
> esta  se cada  turma pode  ir  a somente um  destes  lugares  e cada
> um  destes  lugares  deve  ser visitado  por  pelo  menos  uma  das  turmas  ?
>
> Eu  fiz  : C(6,2).C(4,2) .C(2,1).1. 4! ;  está  certo ?
>
> Agradeço
>
> Nick

Acho que nao.
Ha dois modos de designar turmas ao lugares:
1) Um lugar recebe três turmas e cada um dos demais lugares recebe uma turma cada.
Ha 4 modos de escolher o lugar que receberah tres turmas, C(6,3) modos de escolher as tres turmas para esse lugar e 3! modos de terminar a designaçao.
4x20x6 = 480

2) Dois lugares recebem duas turmas e cada um dos demais lugares recebe uma turma cada.
Ha C(4,2) modos de escolher os lugares que receberao duas turmas,
C(6,2)xC(4,2) modos de escolher as turmas para esses lugares e 2! modos de terminar a designaçao.
6x15x6x2 = 1080

A resposta é 1560.