RE: [obm-l] Cara no castelo - questao de logica

>Tipo assim....
>

>O que me intrigou foi a do Castelo, mago, guardioes ....
>Eu vi algumas pessoas indicando esta resposta:
>perguntasse se esta porta eh a da saida, voce diria que sim? A
resposta
>seria necessariamente verdadeira.
>
>Supondo que vc esta falando com o mentiroso e ele toma conta da porta
>"maldita".
>R: Sim, eu diria que "sim". [ele diria que sim, mas como ele mente, ele
>ia dizer "sim" significando que aquela nao eh a porta
>pra saida Por isso se vc seguir a porta indicada erraria. Estou errado?
[Artur Costa Steiner]
Nao, acho que vc pegou a ideia da pergunta indireta.
>Se tiver, por favor me corrijam. Quero aprender.

[Artur Costa Steiner]
Acho que vc comecou pegando certo a ideia da pergunta indireta. Se
alguem perguntasse ao mentiroso, que guarda a porta maldita, se esta eh
a porta da saida, ele de fato diria que sim, pois ele mente. Quer dizer,
a resposta dele aa hipotetica pergunta seria sim. Mas, para responder aa
pergunta direta ("vc diria que sim?"), ele vai mentir de novo, e desta
forma, responde nao. Logo, se o guardiao mentiroso estiver na porta
maldita e responder nao aa sua pergunta indireta ("se eu lhe
perguntasse...") eh porque a tal porta eh de fato a maldita.
Suponhamos agora que o guardiao mentiroso esteja na porta da saida. Se
perguntado se a porta leva aa saida, ele agora diria que nao. Mas como a
pergunta foi indireta ("vc diria que sim?") ele mente de novo e acaba
dizendo que sim. Logo, em qualquer caso a resposta do guardiao mentiroso
permite concluir se a porta em que ele estah e a da saida ou nao.
E no caso de se estar diante do guardiao que diz a verdade, ele responte
sempre com duas verdades e, da mesma forma , fica-se sabendo se a porta
dele eh ou nao a da saida.
Um abraco
Artur