[obm-l] Re: [[obm-l] Re: [obm-l] potências]

Talvez eu tenha captado a ideia de forma incorreta, mas nao eh verdade que se
a1, a2....an estao em PA entao a soma a1^m ...+ an^m eh divisivel por n. Um
contra-exemplo ocorre com os numeros naturais e m=1 . 1+2 =3 nao eh divisivel
por 2. 1+2+3+4 = 10 nao eh divisivel por 4. O problema original era um pouco
diferente, pedia para provar que, se m e n forem impares, entao 1^m +2^m
..+(n-1)^m eh divisivel por n. Observe que a soma vai ateh n-1.
Um abraco
Artur

> Eu acho que tem ...
>
> Um teorema ensinado a alunos de 2 grau diz que a soma das potencias M-esimas

> dos N primeiros numeros naturais é um polinomio na variavel N e de grau
M+1.