Re: [obm-l] Re: [obm-l] Prob. Trigon. - Parece simples, já_pensei_algumas_horas_e_naum_consegui...

ce tem que garantir que tal funçao e linear.

JoaoCarlos_Junior@net.ms.gov.br wrote:

Prezado Professor Morgado e outros,

Corrijam-me, por favor. É para isso que estou aqui. O silêncio não é

instrutivo.

Neste exercício, não posso afirmar que a cotangente da metade do

ângulo é função do seno do ângulo. Então, pela Lei dos Senos, afirmar que

a primeira e a segunda linhas da matriz são proporcionais. Logo, o

determinante é nulo?

Um forte abraço, João.

"A. C. Morgado"
br> cc:
Enviado Por: Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] Prob. Trigon. - Parece
owner-obm-l@sucuri.mat simples, já pensei algumas horas e naum consegui...
.puc-rio.br

22/05/2003 03:25
Favor responder a
obm-l

cot A/2 = (p - a)/r
r aqui eh o raio da circunferencia inscrita.
Eh so substituir (analogo para as outras duas cotangentes) e calcular o
determinante no braço.

Alexandre Daibert wrote:
Aparentemente simples, o problema a seguir jah me rendeu algumas
horas de esforço em vão. Gostaria que alguém, se for capaz disso, me
enviar uma solução de menos de duas páginas para a seguinte questão,
que foi retirada de uma daquelas edições atigonas (1973 de não me
engano) do livro do Iezzi de Matrizes e Determinantes:

Provar que o determinante abaixo eh igual a zero:
|--------+--------+--------|
| cotg | cotg | cotg |
| A/2 | B/2 | C/2 |
|--------+--------+--------|
| a | b | c |
| 1 | 1 | 1 |

onde A, B e C são os ângulos internos de um triângulo e a, b e c os
lados deste mesmo triângulo...

Se alguém conseguir agradeço...

Alexandre Daibert - Juiz de Fora

Yahoo! Mail
O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.