Re: [obm-l] Delta

Na boa,sem querer ser chato mas na minha mais ensandecida opiniao e melhor entender que saber como se escreve.
ass.:Johann

"A. C. Morgado" <morgado@centroin.com.br> wrote:
1) Aquele triangulozinho eh uma letra grega, delta (maiusculo), que eh
mais ou menos a nossa letra D. O b^2 - 4ac que aparece na formula que
resolve equaçoes do segundo grau eh chamado de discriminante e, por
isso, abreviado por delta. Do mesmo modo, fisicos e matematicos
representam diferenças por delta. Ja o simbolo que se usa na geometria
para representar um triangulo eh um triangulo mesmo e nao tem nada a ver
com a letra delta.
2) Nao existem, na lingua portuguesa, palavras com h em posiçao que nao
a inicial, ah exceçao de Bahia e quando o h fizer parte de um digrafo
(lh, ch, nh), nem tampouco a letra k, esta com algumas exceçoes. Logo,
voce nao deveria escrever Bhaskara e sim Bascara (com acento agudo no
primeiro a). Argumentos engraçadinhos, como o de que a gente escreve
Francis Bacon e nao Chico Toucinho, nao se aplicam aqui: O nome do
matematico nao se escrevia Bhaskara, se escrevia em sanscrito; Bhaskara
eh a transcriçao do sanscrito para o ingles. Precisamos dar um basta a
esse colonialismo cultural que começa fazendo nossas crianças
comemorarem um tal de ralouim, prossegue importando palavras de outros
idiomas via ingles e termina considerando a coisa mais natural do mundo
(e objeto de problema enviado para esta lista) matar crianças arabes.
Esse colonialismo eh tao intenso que escrevemos Osama Bin Laden em vez
de Ussama Bin Laden. Daqui a pouco estaremos torcendo em sensacionais
partidas de beisebol ou assistindo emocionantes partidas de um futebol
que se joga com as maos, no qual a bola nao eh redonda e eh gol quando a
bola passa por cima do arco.
3) A formula que resolve equaçoes do segundo grau nao eh devida a
Bascara; isso, alias, nao tem nenhuma importancia; muitas coisas sao
conhecidas por nomes que nao sao os de seus autores. O que tem
importancia eh o fato de apenas no Brasil, e da decada de 70 para ca,
ela ser chamada de formula de Bascara. E, como ja disse um filosofo,
tudo que so existe no Brasil, se nao for jabuticaba, pode crer que eh
besteira...Portanto, vamos chamar a formula que resolve equaçoes do
segundo grau pelo nome com que eh conhecida no mundo inteiro: formula
das raizes da equação do segundo grau..
Um abraço.
Morgado

Victor Luiz wrote:

>Primeiramente gostaria de agradecer às pessoas que têm respondido meus
>e-mails na lista.
>
>Quanto a dúvida eu gostaria de saber se existe alguma relação entre o delta
>da fórmula de Bhaskara (b^2 - 4ac), aquele na geometria em que representa um
>triângulo e o que se usa na física (deltaS/deltaT).

Yahoo! Mail
O melhor e-mail gratuito da internet: 6MB de espaço, antivírus, acesso POP3, filtro contra spam.