Re: [obm-l] uma questao de Logica

on 24.05.03 17:39, Nicolau C. Saldanha at nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br
wrote:

> A parte de uma condição ser satisfeita por vacuidade outros já explicaram
> bem, não vou repetir.
>
> Mas acho que vale a pena ter um pouquinho de perspectiva histórica.
> Estemos discutindo qual o conceito mais adequado para "para todo".
> A frase "todo unicórnio é verde" (dado que não existem unicórnios) é...?
> O consenso *hoje* entre matemáticos é que esta frase é verdadeira
> (só seria falsa se existisse um unicórnio de alguma outra cor)
> mas isso nem sempre foi assim; no século XIX isso ainda era motivo
> [...]
Oi, Nicolau e Artur:

Acho que o problema dos grupos de discussao eh que quem estudou logica e/ou
teoria dos conjuntos entende que:
"Para todo x em Conjunto Vazio, p(x)"
eh uma sentenca verdadeira, qualquer que seja p(x).

Por outro lado, quem nunca estudou estes assuntos deve achar que uma
sentenca do tipo: "Todos os unicornios sao verdes" nao eh nem falsa nem
verdadeira, mas apenas absurda ou sem nexo.

A opiniao de Aristoteles, apesar de errada, eh extremamente compreensivel.
Como o Nicolau disse, ele modificou a sentenca para "existe pelo menos um
unicórnio e todo unicórnio é verde", o que eh claramente falso. Eu acho que
a maioria das pessoas que acha a sentenca original falsa, faz esta
modificacao (talvez ateh inconscientemente).

Outro resultado interessante, e ligado a este, diz respeito a familias de
conjuntos indexados. Se o conjunto dos indices for vazio, teremos:

UNIAO(i em Vazio) A(i) = Vazio

Por outro lado, quem eh INTERSECAO(i em Vazio) A(i) ?

Um abraco,
Claudio.