Re: [obm-l] 2 Problemas

   Caro Duda,
   O problema 2 e' realmente muito interessante. Acho que para todo n o
maximo e' atingido pelo n-esimo polinomio de Chebyshev P_n(x) (que e'
definido por cos(nx)=P_n(cos(x)), e satisfaz a recorrencia
P_(n+1)(x)=2x.P_n(x)-P_(n-1)(x), P_0(x)=1, P_1(x)=x). O valor da soma dos
modulos dos coeficientes de P_n e' s_n:=((1+raiz(2))^n+(1-raiz(2))^n)/2
(note que (s_n) satisfaz s_(n+1)=2.s_n+s_(n-1)).
   Os polinomios de Chebyshev sao extremais em muitos sentidos, sendo o mais
popular e mais importante o seguinte: se P e' um polinomio real de grau n>=1
tal que |P(x)|<=1 para -1<=x<=1, entao o coeficiente lider (de x^n) de P tem
modulo no maximo 2^(n-1), que e' atingido por P_n. E' um bom exercicio
provar isso (Sugestao: P_n(x) tem modulo 1 para os seguintes n+1 valores de
x no intervalo [-1,1]: cos(k.pi/n), com 0<=k<=n).
   Usando esse resultado (e a prova dele), nao e' muito dificil mostrar que
a soma dos modulos dos coeficientes de um polinomio P(x) de grau n tal que
|P(x)|<=1 para -1<=x<=1 e' no maximo s_n+2.s_(n-1)<2.s_n (exercicio). Eu
acho que sei provar que o maximo de fato e' s_n, mas isso da' mais trabalho.
   Abracos,
           Gugu