Re: [obm-l] Problema 5 da OBMU

On Thu, May 29, 2003 at 07:09:07PM -0300, Luis Lopes wrote:
> Sauda,c~oes,
>
> Apaguei a msg original do Gugu. O que sobrou foi:

Há dois arquivos para esta lista:
http://www.mail-archive.com/obm-l@mat.puc-rio.br

> [...]
> problema pro prof. Rousseau. Sua resposta demorou um
> pouco por razões que não vêm ao caso mas chegou.
>
> Recentemente falou-se do teste da integral numa outra
> série ..... pelo Salvador???
> Mais um uso do mesmo teste.
>
> []'s
> Luis
>
> ===
> The series with nth term
> 1/(n log n log log n \cdots log log \cdots log n) diverges
> by the integral test.  Let log_k x = log \cdots \log x with
> k iterates.  To see that \int_a^R dx/(x log_k x )

Acho que há um mal entendido aqui. Esta integral não corresponde
à série proposta. O certo seria definir

log_k x = log log ... log x, se esta expressão existir e for maior
                             ou igual a 1
          1                , caso contrário.

f_m(x) = x log(x) log_2(x) ... log_m(x)

f(x) = lim_{m -> infinito} f_m(x)

Note que para cada x fixo a seqüência acima (em m)
é constante a partir de certo ponto.

É um fato bem conhecido que

soma_{n >= 1} 1/f_m(n)
integral_1^infinito dt/f_m(t)

divergem (para qualquer m dado). O problema do Gugu consiste em saber se

soma_{n >= 1} 1/f(n)
integral_1^infinito dt/f(t)

divergem.

[]s, N.