[obm-l] Re: [obm-l] Por que derivar é mais fácil que integrar?

On Wed, Jun 11, 2003 at 02:17:08PM -0300, Cláudio (Prática) wrote:
> Caros colegas da lista:
>
> Imagino que a dúvida do Carlos seja "que mudanças de váriáveis e
> manipulações algébricas devem ser feitas para se achar uma anti-derivada de
> f(x) = sen(x)/(1+x)?"
>
> O caso dssa função, e de várias outras, cujas primitivas não podem ser
> expressas como combinações de funções elementares, me levam a seguinte
> dúvida: Por que achar a derivada de uma dada função é quase sempre mais
> fácil do que se achar uma primitiva dessa mesma função?

Falei do algoritmo (que sempre integra se a resposta for elementar
e que indica se não a integral não for elementar) e fiquei devendo
uma referência.  O meu colega de departamento George Svetlichny
indicou o livro

Computer Algebra
Systems and algorithms for algebraic computation

J. H. Davenport, Y. Siret, E. Tournier

O assunto está tratado no capítulo 5 (Formal integration
and differential equations).

O George lembra de ter saído um artigo na Matemática Universitária
mas ele não tinha a referência exata.

[]s, N.