Re: [obm-l] probleminha de geometria - escolher resposta

Sauda,c~oes,

Esses dados (a,h_a,2p) permitem uma
construcao com regua e comp. do triangulo.

r, r_a, R = raios dos circulos inscrito, exinscrito
e circunscrito.

Como S = ah_a/2 = pr, obtemos r.

2p/a = h_a/r.

Com h_a e r obtemos r_a: (h_a-2r)/r = h_a/r_a.

Com a e (r_a-r) obtemos R:

a^2 = (r_a-r)(4R - (r_a-r)).

Com a,h_a,R a construccao do triangulo eh facil.

O problema possui no máximo uma soluccao.

[]'s
Luis