Re: [obm-l] áera_do_triângulo

Oi, Sei que é chover no molhado, mas não é necessário mostrar que os pontos C,
P e Q, da figura estão alinhados.
Basta notar que o triângulo AQP é um triângulo isósceles (AQ=QP=5) cujo ângulo
QÂP mede 60 graus (ou seja, é equilátero).
Logo o triângulo QPB tem como lados: QB=8, QP=5, BP=7. Pela lei dos cossenos,
temos que cos(BQP)=(7^2-8^2-5^2)/(-2*8*5)=1/2.
Como o ângulo BQP é agudo, temos que m(BQP)=60 graus. Assim, m(AQP)=60 graus
porque AQP é um triângulo equilátero e m(PQB)=60 graus (como foi mostrado).
Logo m(AQB)=120 graus.
Espero ter ajudado.
Carlos