[obm-l] Spinores

On Wed, Jan 19, 2005 at 09:25:00PM -0300, jorgeluis@edu.unifor.br wrote:
> Quanto ao tal "Spinors" rastreei no google e me deparei com cálculos avançados
> de causar arrepios em Weyl, Dirac, etc.. Coitada da pobre modelo!

Dar uma volta completa nem sempre é o mesmo que não dar volta nenhuma.
Por exemplo, se você tiver fios presos nos dois pulsos e nos dois calcanhares,
dar uma volta tem o efeito de enrolar os fios e é impossível desenrolar
os fios sem dar outra volta. Por outro lado, dar *duas* voltas não tem
efeito nenhum e os fios podem ser desenrolados.

Um spinor é mais ou menos como um vetor, mas dar uma volta completa tem
o efeito de trocar  sinal do spinor. Spinores são usados para descrever certas
grandezas em física qüântica.

[]s, N.