[obm-l] Re: Provar: Conjunto fechado, limitado e NÃO compacto

Se V for o espaco vetorial topologico composto pelas
sequencias de reais, hah uma prova simples: seja e_n a
sequencia de reais na qual o n-gesimo termo eh 1 eos
demais sao todos nulos. Entao, {e_n} eh uma sequencia
(sequencia de sequencias)na bola unitaria fechada de
V.  Se m<>n, entao e_m - e_n eh a sequencia com 1 na
posicao m, -1 na posicao n e zero em todas as demais,
de modo que ||e_m - e_n|| = 1. Assim, nenhuma
subsequencia de e_n eh Cauchy e, portanto, nenhuma
subsequencia eh convergente. Como espacos metricos sao
compactos sse todas suas sequencias contiverem uma
subsequencia convergente, concluimos que a bola
unitaria fechada nao eh compacta.

Por afinidade, concluimos que nenhuma bola fechada de
V eh compacta. Em V, a condicao de Heine Borel nao
vale. Bolas fechadas sao limitadas mas nao totalmente
limitadas.

Artur