Re: Re: Josi e seus sculos

From: The Buddha's Son <mocelim@zaz.com.br>

Acho que voce esta um pouco enganado. A cada soma dos numeros escritos em um passo, somamos duas vezes cada numero que estava escrito anteriormente, pois ele eh extremidade de dois arcos. [Na minha resposta eu fiz besteira] A cada passo, entao, a soma total eh multiplicada por tres, a soma de antes mais as duas vezes do passo. Como no primeiro passo temos 2, no proximo passo teremos 3.2 = 6, no proximo passo 3.6= 18, no proximo 3.18= 54, e no passo 1999 teremos 2.(3^1998), que eh o numero desejado. Se o passo de escrever os dois primeiros numeros nao for o primeiro passo a soma sera 2.(3^1999) (nao estou com a prova e nao me lembro como era o enunciado completo).

> 2) Essa eu nco sei a resposta direito. Ah, e esta i a de Geometria, e nco a
> que vc disse.
>
> 3) Essa vc sabe: n=33.
>
> 4) A mesma resposta que a tua, pois i ss calcular os divisores de 90 menores
> ou iguais a 10.

Nao eh so isso. Pois 6 divide 90, no entanto, n nao pode ser n=6. Temos que tentar dispor as pecas, acho que voce ja sabia disso.

> 5) O Nicolau ja informou. Acho que tiro uns 7 pontos na questco.
>
> 6) Ss encontrei a solugco (10,1).

Essa questao eu achei bem dificil. Olha um esboco do que eu fiz. [Os resultados (9,12) obtive com o computador].
x^3 - y^3 = 999
Observe que se (a,b) soluciona o problema, entao (-b,-a) tambem soluciona. Depois veja que:
x^3 - y^3 = 999, fatorando:
( x - y )( x^2 + xy + y^2 ) = 3.3.3.37
A minha ideia foi a seguinte. Igualar x-y aos divisores de 999 ( exemplo x - y =3.3), isolar o x nesse primeiro processo e substitui-lo em x^2 + xy + y^2 igualado ao resto dos divisores de 999. Para:
x) x - y = 3, se obtem a solucao x=12, e y=9.
x) x - y = 9, se obtem a solucao x=10, e y=1.
Nao testei com os outros divisores de 999 pois esse processo eh muito trabalhoso.

Haveria algum modo mais simples para resolver essa questao?

duda