BOUNCE obm-l@mat.puc-rio.br: Non-member submission from ["BrunoWoltzenlogel Paleo" <paleo.jpn@zaz.com.br>] (fwd)

Mais um caso de problema com endereço...

---------- Forwarded message ----------
From: "Bruno Woltzenlogel Paleo" <paleo.jpn@zaz.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Subject: Re: Agulhas Buffon
Date: Fri, 14 Jan 2000 21:21:29 -0200

> Salvo melhor juizo, este e o "Problema das agulhas Buffon".
> Todo bom livro de probabilidade o aborda. ( Por ex.: Meyers
> )Com ele podemo-se determinar uma aproximacao de "pi" de
> forma experimental. O ingrediente fundamental e o angulo (em
> relacao as retas ) que o segmento forma ao cair.

Continuo não sabendo.
Não consigo comparar direito o evento com o espaço amostral.

> ). A seguir, mostra-se par um polinomio do 2 graus e assim
> sucessivamente. O Livro de Calculo do Prof Guidorzilli
> aborda isso de forma magistral ...

Acho que eu tenho esse livro aki(Mas estava estudando por outro). Vou dar
uma olhada...

> [...]
> Leibniz ou um dos irmaos Bernoulli ( nao me lembro se o
> Jacques ou o John ). Esta curva, um cosseno hiperbolico, se
> chama "Catenaria" e supunha-se, ate esta contribuicao do
> autor da Monadologia, que tratava-se de uma Parabola. A
> ideia basica da solucao e supor que ela esta em equilibrio e
> que nos extremos da corda os "vetores tensao" ( tensores ? )
> apresentam uma simetria angular. Deve-se tambem supor que o
> campo gravitacional e constante, o que nao e verdade. Uma
> solucao completa, supondo um campo gravitacional que varia
> com o inverso do quadrado da distancia ( que e o certo )

A analise das forças envolvidas será diferente em cada ponto da curva. Não
dá pra ficar analisando cada ponto. Como Leibniz fez?

> Francamente, nao vejo grandes diferencas entre Fisica e
> Matematica. Parece que voce esta perguntando: Qual e mais
> maravilhosa, a 5 ou 9 sinfonia de Beethoven ?

Eu também não. Uma depende da outra. E felizmente eu adoro as duas. Na
verdade, acho que não há a diferença entre nenhuma matéria que se aprende na
escola. Os alunos deveriam ser estimulados a formular para si mesmos uma
estrutura únika para o conhecimento que obtêm. Mas isso não pode ser
ensinado e, as vezes, requer um pouko mais de dedicação do que simplesmente
decorar, embora o conhecimento fike mais permanente, por ser mais coeso e
úniko.
Hehe. Acho que eu saí do tema.
É que como essa é uma lista de Matema, eu queria me prevenir caso eu
estivesse enviando uma questão que outras pessoas pudessem considerar de
"Físika".
Ufa. Acho que é só...

<Bruno>