Re: problemas

Doe sem colocar a mão no bolso !
http://www.clickfome.com.br

-----Mensagem Original-----
De: Marcelo Souza <marcelo_souza7@hotmail.com>
Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Enviada em: Domingo, 23 de Janeiro de 2000 21:02
Assunto: problemas

> Olá colegas da lista,
>
> Tenho alguns problemas que não consegui resolver, espero que alguém possa
> me ajudar enviando as soluções:
>
> 1. A vítima de um acidente morrerá a menos que receba nos próximos 10
> minutos uma transfusão de sangue do tipo A positivo. Dispõe-se de grande
> número de doadores dos quais se sabe que 40% tem sangue deste tipo.
> Necessitam-se de dois minutos para determinar o tipo de sangue do possível
> doador e dois minutos para realizar a transfusão. Qual é a probabilidade
da
> [...]

A equipe do hospital tem 8 minutos para achar um doador com sangue do tipo
A+, tempo suficiente para determinar o tipo de sangue de 4 doadores.
A probabilidade de o sangue do primeiro doador não ser do tipo A+ é de 60%,
ou seja, 3 em 5.
A probabilidade de o sangue do segundo doador não ser do tipo A+ é,
novamente, de 60%, ou seja, 3 em 5.
O mesmo ocorre com o terceiro e quarto doadores.
Portanto, após avaliar o tipo de sangue de 4 doadores, a chance de nenhum
deles ter sangue do tipo A+ é de (3/5)^4, ou seja, 81/625.
Se, de fato, nenhum dos 4 tiver sangue do tipo A+, a equipe realizará a
tranfusão com um quinto doador, selecionado aleatoriamente. A chance de esse
doador não ter sangue do tipo A+ é de 3 em 5.
A probabilidade final de a vítima não se salvar é de (3/5)^5=243/3125, ou
seja, aproximadamente 7,75%.
A probabilidade de a vítima se salvar é, portanto, aproximadamente 92,25%.

[]s
Bruno Furlan