Re: Probabilidades

Não sei se estou correto, mas olhe o que pensei:
Sendo A = { a1, a2, a3 } o conjunto de prêmios distribuídos.
Perceba que temos 1/3 probabilidade de ganhar cada prêmio. {Não estou
lenvando em conta os outros participantes, nem como eles distribuíram seus
pontos}

Suponha que temos n pontos que podemos chamar sem perda de generalidade de
chances de ganhar.
Então: Quanto seria 1/3 de n chances?

n * 1/3 = n/3 chances, mas como distribuí uniformemente em cada prêmio
temos: n - n/3 = 2n/3 chances restantes que será distribuída em 2 prêmios,
ou seja, n/3 para os dois. Teremos n chances para ganhar um dos três, já que
são iguais.

Agora: Se eu distribuir essas n chances em apenas um prêmio temos:

n *1/3 = n/3 chances no primeiro prêmio. Assim, n - n/3 = 2n/3 chances
restantes. Mas, como distribuí todas as chances em um prêmio só, temos: 2n/3
chances para apenas um prêmio.
Neste caso, tenho n chances para ganhar apenas um específico prêmio prêmio.

Mas, como os prêmios são iguais, concluo igualmente Flávio que as chances de
ganhar é a mesma para ambos os casos.