Re: Problemas Legais

Flavio Borges Botelho escreveu:

>     Probabilidade de nascer 2 ou mais no primeiro dia = (1/N) * (1/N) * d *
> (d-1)
>    d(d-1)/N^2
>
> Queremos que isso seja maior que 1/2:
>
>    d(d-1)/N^2 > 1/2
>    2d(d-1) > N^2
>
> Tem algum jeito de simplificar isso, ou eu fiz alguma coisa errada?
>
>  A propósito, eu achei um estudo de dois matemáticos demonstrando que se
> você jogar dois jogos em que você perderia dinheiro se jogasse qualquer um dos
>
> dois, conjuntamente você acaba ganhando dinheiro... Parece que é baseado no
> [...]
1) A probabilidade de que em um grupo de d viventes todos tenham
aniversários diferentes é [n/n].[(n-1)/n].[(n-2)/n]..., o produto tendo
d fatores.Para que a probabilidade de, em um grupo de d viventes, pelo
menos dois compartilharem o mesmo aniversário seja maior que 1/2, o
produto acima deve ser menor que 1/2.
Se n=365 (Zorg=Terra sem anos bissextos), com uma calculadora e
paciência encontra-se que o primeiro valor que satisfaz é n=23.
Este e outros problemas do tipo encontram-se no livro de horrível capa
vermelha e preta, Análise Combinatória e Probabilidade, editado pela
Sociedade Brasileira de Matemática, na Coleção do Professor de
Matemática.
2)Vamos chamar o primeiro termo de A, o p-ésimo de P e o q-ésimo de Q.
Temos (A+P)p/2=q   e     (A+Q)q/2=p
[A+P]-[A+Q]=2q/p - 2p/q
P-Q =(2q*q-2p*p)/pq
A+(p-1)r-[A+(q-1)r]=(2q*q-2p*p)/pq
(p-q)r = 2(q-p)(q+p)/pq
Supondo p e q diferentes (isso devia estar no enunciado: o caso p igual
a q não tem graça), r = -2(q+p)/pq.
O termo de ordem p+q vale A+(p+q-1)r e a soma dos p+q primeiros termos
vale [A+A+(p+q-1)r].(p+q)/2

Mas, [A+P]+[A+Q]=2q/p + 2p/q
2A+(p-1)r+[2A+(q-1)r]=(2q*q+2p*p)/pq
4A+(p+q-2)r=(2q*q+2p*p)/pq
2A=[(q*q+p*p)/pq]-(p+q-2)*r/2
2A+(p+q-1)r =[(q*q+p*p)/pq]+(p+q)*r/2 = -2
A resposta é -(p+q).