Re: ajuda

Fala, cara! Certinho?

Olha, eu juro que eu tentei muito, mas não consegui resolver essa equação,
só sei que ela não tem solução racional, ou seja, acho que ela tem solução
irracional. Vejamos:
Supomos, por absurdo, que ela tivesse solução racional. Portanto, ela seria
da forma (p/q), com p e q pertencente aos naturais e p e q primos entre si
(para facilitar as coisas – trabalhamos com p e q já simplicados).
Poderíamos escrever a equação da seguinte forma:

(p/q)^3 +1 – 3(p/q)=0,
igualando os denominadores temos:

p^3 + q^3 – 3pq^2 = 0.
Agora, suponhamos que p seja par e q seja ímpar,  (estou usando P=par,
I=ímpar)
Como P^3 = P, I^3 = I, 3.P.I^2=3.P.I=P, temos
P + I – P = 0, mas P + I – P = ímpar, que não pode ser igual a zero já que
zero é par.
Invertendo é o mesmo esquema: I + P – P = 0 (mesma coisa)
Agora vejamos p e q ímpares:

I + I + I = I, portanto vemos que nunca dará um número par, portanto, não há
soluções racionais nessa equação, devem ser irracionais.
Espero ter ajudado e não falado nenhuma asneira :o)
Abraços
Marcelo