Re: Mas que vergonha...

 On Thu, 21 Sep 2000, Jorge Peixoto  Morais wrote:
Eu falei uma grande besteira na mensagem em que respondi o Villard... É
que eu ainda estou na oitava e não estudei essas coisas. Eu comecei a
pouco tempo a estudar física além da matéria da escola, e por isso ainda
sabia muito pouco além da matéria da oitava... Então logo depois de
perguntar se o fato  era devido à deformação da bola de basquete eu vi
no livro que se não
houvesse deformação o corpo nem ricochetearia (o que, aliás, é lógico).
Mas eu já havia escrito besteira. Mas que vergonha...

> Não é vergonha nenhuma errar.
>
> Quanto ao que ocorreria "se não houvesse deformação",
> bem, ocorreria uma violação muito fundamental das leis da física:
> qualquer objeto sólido deforma, uns mais, uns menos, mas todos deformam.
> Considere  que quando a parte de baixo da bola bate no chão a parte de cima
> ainda não "sabe" que deve parar de cair e só pode receber o recado
> na melhor das hipóteses na velocidade da luz:
> durante a mínima fração de segundo entre o sinal viajar
> entre um lado da bola e o outro,
> a parte de baixo da bola já parou de cair mas a de cima continua caindo
> [...]

Fica frio, Jorge. Eu, por exemplo, já escrevi nesta lista besteiras
muito (bota muito nisso) piores. Todos nós sabemos andar, mas às vezes
tropeçamos.
 Morgado