=?x-user-defined?Q?Um_pouco_de_f=EDsica...?=

Caros,

Na verdade, eu acho que esse é um problema de matemática, mas tem seu "fundo" físico. Como só começo minhas aulas em março (1o período de física) e nenhuma pessoa que consultei até agora me resolveu este problema, resolvi então apelar para a lista.

Ele fala de um corpo sendo largado de um ponto (vamos tomá-lo como o nosso "zero"), parado em relação à terra. O corpo sofre a ação de duas forças: seu peso (mg) e a resistência do ar, que o problema informa ser proporcional à velocidade do corpo (kv). Aplicando a segunda lei de Newton para esse movimento, vamos ter:

mg - kv = ma

Até aí, nenhum problema. A dúvida surge quando, a partir desta equação, a questão pede a velocidade do corpo em função do tempo. O problema foi tirado de um livro de física 1, ou seja, o aparato matemático necessário não deve ser tão complicado assim, mas parece estar "um pouco além"... por enquanto! Alguém me ajudaria a sair da ignorância?!

Muito obrigado!!

Bruno Mintz

P.S.: O livro do Ramalho (que usei no 2o grau) fala que a resistência do ar é proporcional ao QUADRADO da velocidade (R=kv^2). Tem alguma coisa errada, não tem???