Re: Uma Noite no Frio brrrrrrrrrrr

Tenho uma proposição::

Pensei este problema da seguinte maneira:

No total tínhamos 8 troncos para aquecer 3 pessoas. Com uma simples regra de 3, pode-se fazer:

8 - 3
5 - x

x=1,875

----

8 - 3
3 - y

y=1,125

---

Desta maneira temos que:

  •  com 5 troncos, pode ser aquecida 1,875 pessoa. Logicamente 1,875 > 1, portanto o dono dos 5 troncos teria a possibilidade de se aquecer durante a noite
  •  com 3 troncos, pode ser aquecida 1,125 pessoa. Logicamente 1,125 > 1, portanto o dono dos 3 troncos teria a possibilidade de se aquecer durante a noite

É fácil de perceber que se uma pessoa conseguisse aquecer as três que pernoitaram, teria direito a todo o dinheiro... portanto aquecer 3 pessoas equivale ao prêmio de 8000 reais, com uma simples regra de 3, tem-se:

1,875 ---- z

z=5000

----

8000 - 5000 = 3000

----

Portanto, a pessoa que doou 5 troncos tem direito a 5000 reais, enquanto o outro 3000 reais.

Samuel Lazarin