=?Windows-1252?Q?fun=E7=F5es_totais_e_parciais?=

Olá para todos

Gostaria de saber se alguém da lista conhece os conceitos de função total e
função parcial.  Tenho para mim que "uma função (total) é uma relação
binária na qual cada elemento do conjunto de partida está associado a um
único elemento do conjunto de chegada", isto é, a definição de função total
seria simplesmente a definição de função que todos conhecem.

Por outro lado, segundo o que certa vez me explicaram:

"Uma função de A em B é uma representação de elementos de C contido A por
elementos de B, onde cada elemento de C admite uma única representação em B.
Quando A = C, isto é, quando todo elemento de A tem um representante em B a
função é dita função total. Quando C está contido propriamente em A, a
função é dita função parcial"

Assim, por exemplo, a relação binária {(1,y),(3,z)} seria uma função parcial
de {1,2,3} em {x,y,z}, mas não seria função total.

Gostaria que me esclarecessem se esses conceitos que faço de funções
parciais e totais está certo.

Desde já agradeço.

Eric.