Re: Sobre o Problema 3N+1

Sauda,c~oes (e ao Paulo Santa Rita em particular),

Sejam a_i o termo geral de uma PA de ordem k e S_n a soma a_1 + a_2 + ... +
a_n. Temos os seguintes resultados:

a_i = a_1 + Delta a_1 binom{i-1}{1} + Delta^2 a_1 binom{i-1}{2} + ... +
Delta^k a_1 binom{i-1}{k}

S_n =  a_1 binom{n}{1} +  Delta a_1 binom{n}{2} + Delta^2 a_1 binom{n}{3} +
... +
Delta^k a_1 binom{n}{k+1},

onde Delta^n a_i = sum (-1)^j  binom{n}{j} a_{i+n-j} para j = 0,1,2,...n
(para a prova, ver meu livro de Indução).

Então, para i=1, temos:

Delta^1 a_1 = Delta a_1 = a_2 - a_1
Delta^2 a_1 = a_3 - 2a_1 + a_1
Delta^3 a_1 = a_4 - 3a_3 + 3a_2 - a_1

Seja a seqüência   1,3,19,61,141,271...

a_i           1            3            19             61             141
271
Delta a_i        2            16           42              80
130
Delta^2 a_i           14           26            38               50
Delta^3 a_i                   12           12              12
PA de ordem k=3

a_1 = 1    Delta a_1 = 2   Delta^2 a_1 = 14      Delta^3 a_1 = 12

a_i = 2i^3 - 5i^2 + 3i + 1

S_n = (3n^3 - 4n^2 - 3n + 10)n / 6

E todos os problemas deste tipo estão resolvidos.

>O resultado abaixo e belo :

>Se elevarmos todos os termos de uma PA de ordem K ao expoente R, teremos
uma
>PA de ordem K*R

Isto é um corolário do seguinte teorema:

Teorema:  A seqüência {a_i} é uma PA de ordem k se e somente se seu termo
geral a_i é um polinômio de grau k em i.

Prova: ver meu livro de Prog.

Portanto, o termo geral a_i do exemplo acima será um pol. de grau 3 e S_n,
um pol. de grau 4 (sem termo independente).

[ ]'s
Lu'is