Re: Símbolos

Sauda,c~oes,

Então temos:

+ ;  - ; * ; / ; =.

a^b  Exemplo  2^{2*3} = 2^6 = 32

a_b  Índice ou subscrito.   a_1 lê-se a índice 1 e quando repete-se muito
(lê-se) a1.

=! diferente

>=  maior que ou igual a

<= menor que ou igual a

binom{n}{m}  Exemplo:  binom{5}{3} = binom{5}{2} = (5*4)/(1*2) = 10.

>BEM TATIANA ficar perguntando coisas imbecis aqui!! Esse
>pessoal daqui da lista é sério, é tudo cabeçudo!!(brincadeirinha).

E de vez em quando podemos nos permitir algumas liberdades
na lista.... Espero que não se incomodem.

[ ]'s
Lu'is

A todos mas, principalmente, aos matemáticos da família e do mundo!

           POESIA MATEMÁTICA

Às folhas tantas
do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-se do ápice à base:
uma figura ímpar;
olhos robóides, boca trapezóide,
corpo retangular, seios esferóides.
Fez da sua uma vida
paralela à dela,
até que se encontraram
no infinito.
"Quem és tu?" - indagou - ele
em ânsia radical.
"Sou a soma dos quadrados dos catetos.
Mas pode me chamar hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde a almas irmãs)
primos entre si.
E assim se amaram
ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando,
ao sabor do momento
e da paixão,
retas, curvas, círculos e linhas senoidais
nos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos das formas euclidianas
e os exegetas do Universo Infinito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim resolveram se casar,
constituir um lar,
mais que um lar, um perpendicular.
Convidaram para padrinhos
o Polígono e a Bissetriz.
E fizeram planos e equações e diagramas para o futuro
sonhando com uma felicidade
integral e diferencial.
E se cansaram e tiveram uma secante e três cones
muito engraçadinhos
E foram felizes
até aquele dia
em que tudo vira afinal
monotonia.
Foi então que surgiu
o Máximo Divisor Comum,
freqüentador de círculos concêntricos viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
Era um triângulo, tanto chamado amoroso.
Desse problema ele era uma fração
a mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobrindo a Relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser
moralidade
como aliás em qualquer sociedade.

                        (Millôr Fernandes)