Re: A importancia dos Mestres

Ola Pessoal,
Ola Prof Nicolau !

Saudacoes a Todos.

Perdão ! Devo ter me expressado mal. Eu fiz as perguntas justamente para
suscitar solucoes : nao eram duvidas que eu tinha !

Se a maquina encolir todas as bolas, sem cuspir nenhuma, o seu mecanismo de
cuspir sempre a do topo da lista, ira obriga-la a cuspir a sequencia inversa
... Ex : para cinco bolas, ele sera obrigado a cuspir : 54321. Raciocinio
idem vale para N bolas.

Suponha que a primeira bola cuspida seja a bola N-1. ( Exemplo : em cinco
bolas, a 4). Quais a sequencias possiveis ?

Resposta :  45321, 43521, 43251, 43215.

Ou seja : O 5 caminhou por todas as posicoes possiveis a direita do 4.

De maneira geral, para N bolas, so ha uma sequencia que comeca com a bola N,
N-1 sequencias que comecam com a bola N-1, etc

Com estas observacoes ja se divisa um caminho de solucao ...

Um abraco
Paulo Santa Rita
6,1413,11052001