=?X-UNKNOWN?Q?Re=3A_Infla=E7=E3o?=

On Mon, 14 May 2001, Rebeca Tenney wrote:

>   Eu tava fazendo uma prova da Puc-Rio de alguns anos atrás,
> e percebi q n tenho a mínima idéia de como se fazer
> problemas c inflação, ou inflação acumulada, nada disso!! Um
> absurdo!!
> Olha só a questao em q eu empaquei:
>    Suponha uma inflãção mensal de 4% durante um ano. De
> quanto será a inflação acumulada neste ano?
>
>                              Muito obrigada pela paciência,
>                                                *Beca*
> Don't E-Mail, ZipMail! http://www.zipmail.com/

inflacao e' progressao geometrica. Em vez de somar 4% a cada mes, a gente
multiplica por 1,04, isto e', o que custava 100 passa a custar
100*1,04=104, que e' o mesmo que dizer 100+4=104. So' que multiplicando
fica mais facil fazer varios meses de uma vez: em 12 meses da 100 *
1,04^12. Ha um livro de progressoes e combinatoria (acho) publicado pela
SBM do Morgado, Pitombeira e se nao me engano Paulo Cezar Pinto, que
explica bem essa matematica financeira elementar, tao util para o dia a
dia, como: preco a vista 100; ou 60 agora e mais 60 daqui a um mes, o que
da 120, logo o juro e' de 20% ao mes. Isso e' o que diz o vendedor, na
verdade o juro e' de 50%, ja que 60 de entrada voce ja paga de qualquer
jeito. os 40 restantes e' que estao virando 60 em um mes.!

Fred