Re: Resultado interessante

Uma demostração simples, mas que usa o seguinte teorema:

Teorema: Se t/Pi é racional e cos(t) é racional então
cos(t) = 0, +- 1/2 ou +- 1.

Demostração da afirmação abaixo:

Da lei dos cossenos (a^2 = b^2 + c^2 + 2bc cos(A)) deduz-se
que os cossenos dos ânguloes de um triângulo de lados racionais
são também racionais. Pelo teorema acima, se os ângulos são
racionais em graus, os cossenos são 1/2, 0 ou -1/2,
correspondendo a ângulos de 60, 90 ou 120 graus.
Como a soma dos ^angulos internos é 180, os três ângulos
são iguais a 60 graus e o triângulo é equilátero.

Demostração do Teorema (curta, mas usa matemática mais avançada).

Se t/Pi é racional então exp(t i) e exp(-t i) são inteiros algébricos.
Assim 2 cos(t) também é um inteiro algébrico. Como é racional,
segue que 2 cos(t) é inteiro, donde 0, +-1 ou +-2.

Este John Conway é mesmo o professor de Princeton?
Que lista é essa onde ele escreve?
[]s, N.