Re: En: 3-4-5 triangles

Ola Luis Lopes e
Colegas da Lista,

Nos, alunos-membros desta "Lista de discussao de Problemas de Matematica",
podemos nos inscrever nesta lista da auql John Conway é um dos membros ? Ou
e uma lista só pra Professores ou Pos-Graduados ?

Jonh Conway parece ser um cara legal ...

Ele divulgou o jogo "Vida" - já discutido nesta nossa lista - e publicou um
livro, "O Livro dos Numeros", que trata de muitos temas que rotineiramente
discutimos aqui.

Em particular, neste livro, ele aborda a formula de Falhauber e os "numeros
figurados".

Para quem nao sabe e a titulo de exemplificacao, os numeros da forma 1, 1+2,
1+2+3, 1+2+3+4, 1+2+3+4+5,... sao chamados numeros triangulares; os da forma
1, 4, 9, 16, ... numeros quadrados, etc. Essas designacoes derivam do fato
de voce poder representar estes numeros atraves destas figuras, usando
conjuntos de pontos geometricos.

Fermat mostrou, entre outras coisas :

1) Um numero e triangular ou e a soma de, no maximo, tres numeros
triangulares.

Eles mostrou tambem teoremas relativos aos demais numeros figurados. No
Livro do Conway e no do Huntley tais temas são abordados.

Aqui na nossa lista ja foram publicadas mensagens (Luis Lopes publicou
algumas, eu publiquei outras ) que poderiam servir para aperfeicoar o "Livro
dos Numeros" do Conway.

Um abraco a Todos
Paulo Santa Rita
3,1600,15052001