Re: the mathematical visitor

> [...]
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: the mathematical visitor
>Date: Tue, 24 Jul 2001 03:16:21 +0000
>

>Olá pessoal,
>Gostaria de agradecer a todos vcs pelas respostas, apesar de eu ter
>"viajado" em algumas delas hehe :**
>Bem, agora vem mais dúvidas :)
>1.Comprei na feira um queijo que pesou 9 kg.Desconfiei da pesagam e o
>vendedor propôs, como compensação,vender-me um queijo igual, desta vez
>pesado no outro prato da balança.O peso foi de 4 kg.Ganhei ou perdi na
>transação? Qual o verdadeiro peso de queijo ?

prato1 + queijo = prato2 + 9
prato1 + 4 = prato2 + queijo

daqui : prato2 - prato1 + 9 = prato1 - prato2 + 4 = queijo

2(prato1 - prato2) = 5 => prato1 - prato2 = 2,5

dai ... queijo = prato1 - prato2 + 4. Logo, queijo = ...

sabendo o peso real do queijo voce facilmente vai descobrir se teve vantagem
ou nao.

>2.Ache 3 nºs inteiros cujo soma é um cubo e a soma de dois quaisquer deles
>também é um cubo.

a=0, b=0 e c=0

>3.O doutor A mata 3 em cada 7 pacientes que trata; o doutor B mata 4 em
>cada
>13 e o Dr. C mata 5 em cada 19.Qual a probabilidade de um doente sobreviver
>se for tratado por esses 3 médicos ao mesmo tempo?

Sobreviver ao "Dr" A ... 4/7
Sobreviver ao "Dr" B ... 9/13
Sobreviver ao "Dr" C ... 14/19

Eventos independentes ...

Sobreviver a ( "Dr" A e "Dr" B e "Dr" C ) igual a ...