Re: Num triângulo...

Chame <BAH de x. Logo, <ABC = 90-x e <ACB = x. É bem sabido que, em um
triangulo retangulo, a mediana relativa a hipotenusa mede a metade da
mesma. Entao o triangulo AMC é isosceles e <MAC = <ACB = x. Como AJ é
bissetriz do angulo <A, nao é dificil verificar que AJ tambem será
bissetriz do <HAM, visto que <BAH = <MAC.
Chame BH = a e AH = b. Entao AM = MC = MB = 8+a.
No triangulo AHM, aplicando o teorema da bissetriz, temos:

AM/MJ = AH/HJ

(8+a)/5 = b/3		(I)

Por outro lado, no triangulo retangulo ABC, temos:

AH^2 = BH.HC

b^2 = a(16+a)		(II)

resolvendo o sistema formado pelas equacoes (I) e (II) obtemos a=2 e b=6.

Logo, BC = 16 + 2a = 20.

# Edson Ricardo	de A. Silva         #
# MSc Student - Computer Science    #
# Computer Graphics Group (CRAB)    #