Re: [obm-l] Mais Cardinalidade

Cardinalidade alef 0 é a cardinalidade dos conjuntos enumeráveis (isto é,
que têm bijeção com os naturais). É a menor cardinalidade que existe para
conjuntos infinitos.

A próxima cardinalidade infinita, imediatamente após alef 0, é o alef 1.
Depois vem o alef 2, o alef 3 e assim por diante. Depois de tudo isso vem o
alef w (leia-se: alef omega), onde w, em teoria dos conjuntos, é o conjunto
dos naturais, que também é o número ordinal que vem depois de todos os
naturais (representa o infinito, que é maior que todos os naturais). Depois
vem alef w+1, onde w+1 é o ordinal que vem imediatamente após w, depois
temos w+2, w+3,..., w+w=2w, 2w+1,..., 3w,...,4w,...,ww=w^2,...,w^w,..., etc.
Para estudar os números cardinais, é necessário, primeiro, estudar os
cardinais. De modo geral, os ordinais generalizam a idéia da contagem. Todos
os conjuntos bem ordenados (i.e., conjuntos em que todos os seus
subconjuntos possuem um menor elemento) são isomorfos a algum ordinal (há
uma bijeção que preserva a ordem).

A cardinalidade c é a cardinalidade dos reais. A hipótese do contínuo afirma
que não há conjunto infinito cuja cardinalidade é maior que alef 0 e menor
que c, isto é c=alef 1. Mas a hipótese do contínuo é independente do ZFC,
não podemos demonstrar que é verdadeiro nem falso.
Quanto o que vc falou do conjunto das partes, a hipótese do contínuo
generalizada diz exatamente o que vc imaginou: alef n+1 é a cardinalidade do
conjunto das partes de um conjunto de cardinalidade alef n (observe que
existe uma bijeção entre os reais e as partes dos naturais). Mas isso não
pode ser provado, é independente do ZFC. Pode ser que o conjunto das partes
dos naturais tenha uma cardinalidade muito maior que alef 1.

Existe uma teoria muito interessante sobre os grandes cardinais (eu não a
conheço). A existência de grandes cardinais também é independente do ZFC.

O Halmos tem um capítulo bem explicativo sobre números ordinais (devem ser
estudados antes dos cardinais), mas relaciona pouco lógica com teoria dos
conjuntos (fala pouco da independência da hipótese do contínuo, os grandes
cardinais, etc). Para isso, você precisa consultar um livro mais avançado de
lógica e teoria dos conjuntos. Acho que o livro indicado pelo Paulo (O
teorema de Godel e a hipotese do continuo) seja ideal. Para suas dúvidas
iniciais, que envolve só teoria dos conjuntos, recomendo o Halmos, para um
primeiro estudo (obs.: tem tradução, "Teoria ingênua dos conjuntos", mas
parece que a edição mais antiga tem uma tradução melhor).

Rogério

Send and receive Hotmail on your mobile device: http://mobile.msn.com