Re: [obm-l] Muito interressante

Interessante os pesos serem potencias de 3..

Isso me lembra as potencias de 2, que sao ligeiramente excessivas, ou seja,
a soma dos divisores de n é n-1, como 2^4=16, divisores 1, 2, 4 e 8, sendo
8+4+2+1=15.

Existiria algo do tipo, "com 3^n, n variando de 0 até um certo m,
conseguimos formar o numero n+1 efetuando operacoes simples"? Ih, acho que
tá bem mal explicado, mas deve ter dado para entender.

[]s
Ricardo Miranda

         Oi pessoal,
          uma professora me apresentou um problema interessante criado por
ela e cuja solução é ainda mais interessante. Queria saber se há alguma
regra que explica essa solução tão curiosa.
          Problema : Um feirante possuía uma balança de pratos e quarenta
pesos numerados de um até 40 que indicava a massa que ele vendia (de um a
quarenta quilos). O peso de 40 quilos caiu e quebrou em 4 partes. Um
matemático que queria montar uma barraca ,mas não tinha peso algum,
observou (pesou) as partes quebradas e pediu-as. Com elas o matemático
conseguia pesar com a mesma precisão massas de 1 a 40 quilos. Quais as
massas das partes?
          Solução : 1, 3, 9 e 27.
          Obrigado pela atenção,
                Raul