Re: [obm-l] Vetores e Geometria

Olá lista,

Considere o trapézio ABCD, onde A, B são as extremidades da base menor e C,
D são as extremidades da base maior. Podemos mover o trapézio no plano para
que a sua base maior fique sobre o eixo x, com o ponto C na origem. Assim,
vamos fornecer coordenadas aos pontos do nosso trapézio:

A = (x1,y1)
B = (x2,y1)
C = (0,0)
D = (x3,0)

Fica claro que o comprimento da base maior é |CD|=x3, e o comprimento da
base menor é |AB|=x2-x1.

Os pontos médios das diagonais são dados por:

Para a diagonal CB:

P1=( x2/2 , y1/2 )

Para a diagonal AD:

P2=( (x1+x3)/2 , y1/2)

Logo, o vetor que vai de P1 a P2 é dado por:

P1P2=( (x1-x2+x3)/2 , 0)

Observamos que esse vetor (que corresponde ao segmento que nos interessa) é
múltiplo do vetor (1,0), e portanto é paralelo às bases do trapézio.

O seu comprimento é (x1-x2+x3)/2, o que é também (|CD| - |AB|)/2
(semi-diferença das medidas das bases).

Abraços,
Claudio.

---