[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Correçao:Apelo: Mais da Iberoamericana(questao pessoal)

Ola Dirichlet !
Tudo legal ?

Quando eu falei sobre o problema das raizes cubicas, NAO PROVEI NADA, apenas
dei algumas sugestoes para uma eventual demonstracao sua. A densidade dos
reais nao me pareceu um obstaculo, antes um auxilio ...

De fato. Uma definicao satisfatoria de convexidade pode ser :

F((X+Y)/2) > (F(x)+F(Y))/2

TRADUZINDO : A base media do trapezio retangulo de bases F(X) e F(Y) e
sempre menor que o valor da ordenada da funcao convexa no ponto medio.

Mas isso E UMA DEFINICAO SATISFATORIA ... significa que ela comporta
implicacoes que estao ligadas a funcao que nao ficam claras na definicao
acima ... para ver isso, seja F(X) crescente. Entao :

X < Y => F(X) < F(Y) => P*F(X) + q*F(X) < p*F(X) + q*F(Y)
F(X) < (p*F(X) + q*F(Y))/(p+q) com p,q reais positivos.
Analogamente : (p*F(X) + q*F(Y))/(p+q) < F(Y)

Das duas desigualdades acima segue que a media ponderada das bases sempre
estara entre os valores das duas ordenadas, quaisquer que sejam os pesos
reais e positivos. Segue que se associarmos uma reta passando por, digamos,
raiz_N(A) e raiz_N(B), A e B naturais, estaremos, em verdade, fazendo a
associacao :

raiz_N(A) -> P  <=> C + D*P = raiz_N(A)
raiz_N(B) -> Q  <=> C + D*Q = raiz_N(B)

A solucao do sistema acima vai fornecer C e D, que sao os termos que irao
caracterizar univocamente a PA que contem as duas raizes N-esimas. Ora, para
para qualquer valor natural entre A e B, o ponto da reta que contem as
raizes N-esimas A e B e uma ordenada que pode ser expressa como uma media
ponderada entre estas raizes, conforme voce pode verificar diretamente. Dai
segue que raiz_N(C+D*(valor entre A e B)) tambem e convexa e teremos :

raiz_N(C+D*(valor entre A e B)) > media ponderada entre as raizes enesimas
de A e B.

Supor que uma das raizes estara na reta vai entrar em contradicao com o fato
acima, pois C+D*N, dado que assume os valores raiz_N(A) em P e raiz_N(B) em
que Q e continua e, em particular, vai assumir qualquer outro valor N-esimo
entre estas duas raizes.

Era essa a ideia da demonstracao. Talvez eu nao tenha conseguido ser claro
naquele momento. E obrigado pelo elogio.

Um abraco
Fica com Deus
Paulo Santa Rita
3,1635,210502

>From: peterdirichlet@zipmail.com.br
>Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Correçao:Apelo: Mais da Iberoamericana
>( questao pessoal )
>Date: Tue, 21 May 2002 15:25:20 -0300
>O que eu realmente achei estranho foi o fato de ninguem(entre muitos de
>voces) me responder ha tanto tempo(1 mes e meio,por volta disso),a nao
>ser voce.Eu devia ter lhe respondido essa pergunta mas acabei >cancelando
>sem
>querer a mensagem de resposta (junto com meu login), comentando a
>tentei algo com Teoria dos Numeros mas nao obtive >exito.Voce usou graficos
> [...]

O MSN Photos é o modo mais fácil de compartilhar e imprimir suas fotos: